O que é SaaS, IaaS e PaaS em Cloud Computing? (Conceitos básicos)

Hoje vou tratar objetivamente e com abordagem simples a respeito destas três siglas relacionadas a Computação em Nuvem (Cloud Computing em inglês), que, apesar de não se tratarem de algo tão novo assim, causam dúvidas em quem não tem muito contato com conceitos de tecnologia da informação.

SaaS – Software as a Service (Software como Serviço):
É um modelo onde a aquisição e/ou utilização de um software não está relacionado a compra de licenças, ou seja, você utiliza algum software e paga por sua utilização. Como exemplo, para fácil compreensão, cito o Skype da Microsoft. O Skype é um software de comunicação que permite vários tipos de utilização, que pode ser a simples troca de mensagens até uma videoconferência em grupo. Para utilizar o Skype você não paga nenhum tipo de licença, e é tarifado (ou cobrado) de acordo com os serviços que utiliza. Por exemplo, se você utiliza apenas o recurso de videoconferência em grupo, pode contratar apenas este recurso, porém, é possível combinar vários recursos oferecidos adaptáveis a sua necessidade. É um modelo flexível, que lhe permite controlar o que você necessita, pagando apenas pelo que utiliza em determinado período ou situação pontual. Resumidamente, você paga o serviço e não o produto. (Pesquise também o Lync Server e o Webex)

IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço):
De maneira análoga a anterior, neste modelo você contrata sua infraestrutura como serviço, com uma vantagem muito interessante ao modelo tradicional, que é a contratação de servidores virtuais (e outros dispositivos de infraestrutura) ao invés de comprar servidores, roteadores, racks e outras “caixas” de hardware. Aqui você é tarifado por alguns fatores, como o número de servidores virtuais, quantidade de dados trafegados, dados armazenados e outros itens, dependendo de como e com quem (fornecedor IaaS) você trabalha. Neste caso, creio que Amazon EC2 e a IBM sejam bons exemplos para quem queira pesquisar mais sobre o assunto. No IaaS, obviamente também é utilizado o modelo pay-per-use, onde a cobrança é baseada no serviço e não em produto, ou seja, se você precisa de 10 servidores para o próximo mês, você contrata a utilização destes servidores por este período determinado e depois, simplesmente cancela a utilização, exatamente como a compra de um serviço de TV a cabo ou um plano de serviço de dados para seu celular.

PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço):
Aqui temos um modelo que fica entre o SaaS e IaaS, proporcionando uma plataforma mais robusta e flexível para a utilização de muitos recursos de tecnologia, onde é possível a utilização de softwares de maneira mais flexível, sendo possível desenvolver suas próprias aplicações baseadas em alguma tecnologia (framework, linguagem etc.) e utilizar a infraestrutura necessária, e o mais importante, adequada a aplicação desenvolvida. Pense em uma solução onde você necessite de um software, porém, por alguma limitação de um fornecedor do modelo SaaS, você não conseguirá implementar um determinado recurso personalizado que é fundamental para seu negócio. É aqui que o modelo PaaS é interessante, pois, você pode utilizar a mesma estrutura que você teria “em casa”, porém, utilizando o modelo “as a service”, livrando-se da aquisição de hardware, licenças de software etc. e utilizando esta mesma estrutura como serviço. Para entender este modelo é muito interessante pesquisar sobre o Microsoft Azure. Aliás, o Azure é bem flexível e lhe permite utilizar, além do PaaS, também os modelos SaaS e IaaS.

De uma maneira bem simplista, podemos dizer que os modelos SaaS, IaaS e Paas em Cloud Computing são substitutos para a infraestrutura tradicional com o diferencial do modelo de comercialização, que, ao invés de licenciamento, utiliza um modelo baseado em pagamento por utilização de recursos.

Espero ter contribuído para facilitar o entendimento. E, em caso de dúvidas, mantenha contato.

Sempre lembre-se que qualquer tecnologia deve ser utilizada para apoiar o negócio, então, antes de decidir, analise se é o momento certo para utilizar ou não alguma solução. Também considere sempre a possibilidade de evolução em ondas, ou seja, comece utilizando moderadamente as tecnologias que você não se sente seguro e vá aprendendo e evoluindo. Só não deixe de inovar no apoio aos negócios, senão você ficará para trás e terá que dar um salto bem grande para atualizar sua tecnologia, o que pode causar prejuízo na continuidade dos negócios de sua empresa.

Caso queira saber mais sobre o tema Cloud Computing, acesse este outro post, onde a abordagem é apenas Computação em Nuvem: https://antonioricardo.org/2013/09/18/cloud-computing/

Grande abraço!
Antonio Ricardo

37 pensamentos sobre “O que é SaaS, IaaS e PaaS em Cloud Computing? (Conceitos básicos)

  1. Pingback: O que é Cloud Computing? | AntonioRicardo.org

  2. Excelente artigo, apenas em IaaS existe uma alusão a contratação do serviço como um de tv a cabo ou telefonia. Bom se esse texto tivesse sido escrito no Brasil esse exemplo teria ido por agua abaixo, pois nem tv a cabo nem celular podem ser cancelados muito menos num período de 30 dias.

    • Concordo totalmente com você Infelizmente no Brasil, as empresas ainda estão muito aquém do mínimo desejado em relação aos modelos “aaS”.
      O que é atraente neste modelo é justamente a facilidade de adaptação as necessidades do cliente. Se não for assim, fica desinteressante.
      Eu acredito que fatores como demanda reprimida, falta de compromisso por parte das empresas, legislação etc. contribuem com essa situação negativa, mas, esperamos sempre que as coisas evoluam.
      Grande abraço e obrigado pelo comentário!

  3. Pingback: Cloud Computing: Vantagens e Desvantagens | AntonioRicardo.org

  4. Pingback: Exemplo de SaaS | AntonioRicardo.org

  5. Pingback: Exemplo de PaaS | AntonioRicardo.org

  6. Pingback: Exemplo de IAAS | AntonioRicardo.org

  7. Pingback: Seus Aplicativos estão prontos para a Computação em Nuvem? | AntonioRicardo.org

    • Olá Robson!
      Não tenho conhecimento profundo sobre o 000webhosting, mas ele é basicamente um serviço de hospedagem de sites.
      Se considerarmos que ele hospeda seus sites em um modelo de cloud computing, podemos dizer que ele está inserido no modelo PaaS.
      Mas lembre-se que SaaS, PaaS, IaaS, DaaS etc são conceitos referentes a Computação em Nuvem e como não sabemos se o 000webhosting utiliza Cloud ou outro modelo de TI (Por exemplo, pode apenas tirar proveito da virtualização) não podemos afirmar que é PaaS.

      Um abraço!
      Antônio Ricardo

  8. Olá Antonio, o que quer dizer o termo “valor de visibilidade aos seus usuários finais” poderia nos esclarecer? Obrigado.

    • Boa noite Marcio,
      Não compreendi em qual contexto a frase “valor de visibilidade aos seus usuários finais” está inserida, pois, apenas esta parte do texto não faz sentido. Talvez dentro de alguma explicação técnica tenha alguma explicação, mas assim, isoladamente, me parece algo que foi usado para complementar uma frase ou parágrafo apenas.
      Abraço!.

  9. Pingback: Cloud Computing para Pequenas e Médias Empresas (PME) | AntonioRicardo.org

  10. Muito bom o artigo. A explicação resumida, mas muito bem feita, pois oferece outras fontes para quem quer aprofundar o assunto. Parabéns!

  11. Pingback: SAAS, PAAS e IAAS | AKASII - Sistemas de Informação em Estruturas Organizacionais

  12. Olá Antonio muito boa explicação. Ficou apenas uma duvida. Podemos dizer tambem que o Hosting tradicional e o virtual tambem se enquandram na modalidade IAAS ?

    • Olá Fernando!
      IaaS é um termo utilizado essencialmente para Computação em Nuvem, porque, devido à capacidade de aumentar e diminuir – elasticidade – que esta arquitetura permite, é viável contratar a Infraestrutura como um Serviço.
      Em modelos de hosting tradicional (com equipamentos físicos), comercializar a Infraestrutura como um Serviço é praticamente inviável do ponto de vista de negócio para o fornecedor. Neste caso – de hosting tradicional – é viável o modelo de Outsourcing que o mercado vem praticando.
      Já a virtualização é parte do modelo de arquitetura de Cloud Computing, desta forma, é possível enquadrá-lo em um modelo comercial como o IaaS.
      Na prática, o IaaS fornece um ambiente virtualizado – Servidores, Roteadores etc Virtuais e com serviços como gerenciamentos de capacidade, monitoramento entre outros agregados a este ambiente virtual.

  13. Por causa da sua explicação, consegui entender melhor o que significa cada termo e está me ajudando com provas de concurso. Tem caído muito isso.

  14. Desculpe Antonio, sou leigo no conteúdo, mas com muita intenção de aprendizado. Me confunde um pouco quando se fala em hosting tradicional (equipamentos físicos) e computação em nuvem (capacidade do aumento e diminuição de características dos recursos do poder de um “cloud computing”). Como funciona o Cloud Computing, sendo que na teoria não “existe” um equipamento físico? Isso me confunde muito.

    • Olá Josué,
      O hardware está presente tanto no Hosting Tradicional, quanto na Nuvem. Ele é a base para a construção de um ambiente computacional.

      O que pode te confundir é a questão da Virtualização do Hardware . Cloud Computing tem como um de seus pilares a virtualização (Servidores Virtuais, Storage Virtuais etc). Você sempre irá consumir (ou fornecer) recursos que estão na camada de virtualização e o hardware será abstraído. É o que acontece quando alguém contrata ou fornece Iaas, por exemplo.

      Um bom caminho para o aprendizado é pesquisar sobre Virtualização e Virtualização x Cloud Computing.

      Obrigado por participar da discussão!
      Um abraço

  15. Pingback: SAAS, PAAS E IAAS | ligepl23

  16. Pingback: Sistemas de Informação em Estruturas Organizacionais

  17. Pingback: SAAS, PAAS e IAAS | Sistemas de Informação em Saúde

  18. Pingback: Serviços de computação em núvem | Sistemas de Informação

  19. Pingback: SAAS, IAAS E PAAS | sioeiscte

  20. Pingback: SAAS PASS IASS | sioeiscte

  21. Pingback: Porque estamos indo para a Nuvem | cloud99blog

  22. Muito bom texto, estou entrando agora na área de TI, fiz administração por 2 semestres, e ao longo do tempo fui percebendo a necessidade e junto com ela veio o interesse, muitas vezes lemos artigos com termos muito técnicos, obrigada pela explicação tão bem elaborada. Parabéns, trabalhei numa área de Aas e realmente há muito o que se melhorar, no Brasil temos uma grande possibilidade de elaboração de projetos, mas não muito valorizado. Um abraço.

  23. Obrigado me ajudou bastante entender o significado das siglas , trabalho com Ti a muito tempo entendo os conceitos , sua explicação foi ótima , muito obrigado.
    At
    Joel Junior

  24. Pingback: Microsoft - Companhia | SmartMundo

  25. Antonio, parabens pelo texto. encontrei muito material falando sobre as diferenças dos serviços mas digamos que os 3 me atendam, eu posso fazer uso dos 3,isto esta correto? ou um engloba o outro?
    por exemplo: tenho uma empresa de software, mas nem so de desenvolvedor vive a empresa, tenha area de marketing, hr, juridico etc.
    ou seja, pelo o que pesquiso tudo leva a crer que somente eu deveria ter o modelo PAAS, so que minhas outras areas não vão desenvolver nada logo o modelo SAAS atende as outras areas e sem dizer que com o IAAS eu poderia fazer migrar tudo para a nuvem ( ja que o texto da a enteder qeu nos molodes saas e paas não tenho esta opçao de gerenciar serviços por uso

Deixe um comentário