Exemplo de PaaS

Recapitulando o Conceito (Já Publicado no artigo “O que é SaaS, IaaS e PaaS em Cloud Computing? – Conceitos básicos”):

PaaS – Platform as a Service (Plataforma como Serviço):
Este modelo fica entre o SaaS e IaaS, proporcionando uma plataforma mais robusta e flexível para a utilização de muitos recursos de tecnologia, onde é possível a utilização de softwares de maneira mais personalizada, sendo possível desenvolver suas próprias aplicações baseadas em alguma tecnologia (framework, linguagem etc.) e utilizar a infraestrutura necessária – disponível na Nuvem.

O exemplo (Aplicações práticas do Conceito):

Para ilustrar o que menciono no conceito, vou apresentar o WOLF, pois, trata-se de uma solução que utiliza todos os conceitos, mas, principalmente tira o melhor proveito possível da utilização de um Framework e da gestão do ciclo de vida de uma aplicação.

A solução WOLF permite que qualquer empresa desenvolva sua aplicação em um ambiente de Cloud Computing, tira proveito dos benefícios do modelo Web 2.0, utilizando o desenvolvimento “code free” (sem necessidade de escrever código), entre outras funcionalidades.

Eu poderia publicar vários parágrafos aqui, mas acredito ser mais produtivo acessar o site do Wolf Framework, pois, existem muitos detalhes e informações, além de vídeos autoexplicativos que irão auxiliar muito no entendimento. Além do mais, não há nenhum tipo de alteração radical, que seja incompreensível para quem tem algum conhecimento – mesmo que seja básico – em Tecnologia da Informação. PaaS é mais uma excelente ferramenta no apoio ao desenvolvimento de aplicações, porém, baseada em ambiente de Cloud Computing.

Lembrando que, este NÃO é um artigo patrocinado e estou utilizando o WOLF apenas pela facilidade de entendimento do modelo, pois, o site tem ótimas informações. Se você deseja mais opções, a seguir apresento mais algumas: Azure (Português), Drupal (Inglês), Salesforce1 Platform (Inglês/Português), Squarespace (Inglês), LongJump (o site do LongJump também é excelente para aprofundar o entendimento – Inglês).

Um abraço!
Antonio Ricardo Goncalves

Anúncios

2 pensamentos sobre “Exemplo de PaaS

  1. Pingback: Cloud Computing: Como funciona um Datacenter da Microsoft (Vídeo) | AntonioRicardo.org

  2. Pingback: Hybrid Cloud: Quando escolher a Nuvem Pública ou a Nuvem Privada | AntonioRicardo.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s