Web 2.0 e Colaboração: Deixando o conceito e apresentando a prática

Para ilustrar as publicações sobre web 2.0 e colaboração, onde tenho abordado conceitos, sugiro a visita aos seguintes serviços para que fique mais clara a aplicação prática destes conceitos.

Visite os mapas interativos que indicam as estatísticas sobre acidentes com pedestres e homicídios na cidade de Toronto/CA, fornecidos pela CBC/Radio-Canada.

1. Estatísticas de homicídios: http://www.cbc.ca/toronto/features/homicide2010/
2. Estatísticas de acidentes com pedestres: http://www.cbc.ca/toronto/features/pedestrian-fatalities/

Com a utilização de web parts e diferentes recursos que proporcionam a colaboração, o site apresenta um mapa (como aqueles encontrados diretamente no Google Maps) onde são apontados os casos de  atropelamentos e homicídios ocorridos na cidade ao decorrer do ano. O interessante é perceber que recursos não tão complexos podem fornecer informações importantes tanto para a população, quanto para o poder público, identificando riscos, estatísticas e outras informações relacionadas ao tema abordado. Bem que essa “moda” poderia pegar em São Paulo e no Rio de Janeiro, assim poderiamos perceber realmente como a violência é um problema sério nas grandes cidades brasileiras.

Por enquanto é isso. Fico por aqui!!!

Um abraço!
Antonio Ricardo Gonçalves

Deixe um comentário