Através da utilização do conceito de colaboração (na web 2.0) é possível manter a “memória institucional” de uma nova maneira. Tradicionalmente esta “memória institucional” era difundida e mantida através do contato direto de profissionais mais experientes com profissionais com menor experiência.
O que significam os termos Colaboração na Web e Memória Institucional?
Colaboração na Web (recapitulando): O termo colaboração na web, ou “Web collaboration” em inglês, refere-se a capacidade de compartilhar informações e conhecimentos de maneira organizada e gerenciada, através de regras e processos pré-definidos, em busca de um objetivo também pré-definido por uma entidade (Empresa, Pessoa, Grupo de Pessoas etc). Para que este(s) objetivo(s) sejam alcançados, são utilizados softwares próprios para este fim.
Memória Institucional: Conjunto de conhecimentos, experiências e partes da cultura de uma instituição mantidas por seus colaboradores, equipes etc. ao longo do tempo.
Com a adoção de ferramentas de colaboração (web 2.0) este exercício de preservação da ideologia e memória institucionais das organizações passou a ser uma atividade não tão complexa, pois, utilizando-se de recursos como sites Wiki, Blogs entre outros, podemos compartilhar e armazenar ao longo do tempo – manter – informações relevantes para a cultura da empresa, que podem ser compostas, por exemplo, pela visão e missão, opiniões de seus fundadores / diretores, dentre inúmeros tipos de informações. Algo que, até poucos anos atrás era transmitido praticamente através apenas dos contatos pessoais / profissionais.
Sendo assim… Pense no assunto… Renove sua forma de pensar… E de compartilhar seus conhecimentos!
Um abraço!
Antonio Ricardo Gonçalves
Pingback: Redes sociais: As novas Cataratas do Niagara??? « Colaboração e Redes Sociais
Pingback: Mantenha a “Memória Institucional” através da Colaboração na Web | Rodrigo Analista