Nem só de redes sociais complexas e compartilhamentos de idéias mirabolantes vive a WEB 2.0 (Hoje vou deixar de lado os comentários pessoais sobre algumas redes sociais inúteis… Aquelas dedicadas apenas a consumir nosso precioso tempo, ok?!). Existem serviços relativamente simples em seus conceitos e com muita objetividade no produto final, que atuam de forma bastante segmentada e vem apresentando resultados interessantes.
Um exemplo do que estou me referindo no parágrafo acima é o site delicious.com, onde é possível organizar bookmarks e compartilhar de acordo com critérios definidos pelo usuário deste serviço. Nele é possível, por exemplo, criar uma lista com ferramentas para estudantes ou professores ou uma seleção de músicas. O que pode até parecer bobagem inicialmente, serve de consulta – de maneira organizada e intuitiva – para muita gente que tem algum tipo de dificuldade de encontrar informações pela WEB (Mesmo tendo o Google como aliado).
Minha sugestão é a navegação pelo site para entender como o serviço funciona e perceber que a INOVAÇÃO também está em soluções simples e, da mesma maneira que ocorrem diariamente na Internet, podem e DEVEM ocorrer dentro das empresas (isto inclui a que você trabalha!!!).
Você já pensou em sair daquela versão de intranet bem antiga, em que toda vez que há alteração é praticamente um evento social (as pessoas fazem reuniões, trocam e-mails, conversam ao lado da máquina de café) e no final as alterações são mínimas e frustrantes, e iniciar algo que realmente possa agregar valor ao seu negócio? Então… Inspire-se com o caso de sucesso do del.icio.us e vá em frente!!! Analise suas necessidades e comece a adotar soluções como Blogs, Wikis e vá evoluindo de acordo que as pessoas absorvam os conceitos e conhecimentos sobre Redes Sociais e Compartilhamento.
Hoje deixo o pensamento de Heráclito de Éfeso (Éfeso, aprox. 540 a.C. – 470 a.C.) para reflexão:
“Tudo flui e nada permanece”
Boa Sorte e
Feliz 2010!
Antonio Ricardo Gonçalves
São tantos serviços que surgem a cada dia que nem podemos imaginar quais facilidades podem ser introduzidas no futuro.