Colaboração nas empresas versus Colaboração na WEB

Hoje vou começar meu POST com uma pergunta um tanto quanto óbvia – talvez estúpida – e fácil de respondermos.

Você considera mais simples buscar/encontrar:
A) Uma informação – o número de uma Nota Fiscal de Compra de um simples “mouse pad” – na intranet da sua empresa?
B) Uma informação – a data de nascimento de Nelson Mandela – na Internet?

Se você respondeu a letra B, saiba que você está muito bem acompanhado, pois, pouquíssimas empresas no Brasil estão preparadas – e interessadas – em organizar suas informações de maneira inteligente atualmente. Assunto que vem sendo trabalhado por várias empresas – Sites e serviços – na Internet como por exemplo o Wikipedia, Google, Microsoft e as inúmeras redes sociais como o Google, Facebook, LinkedIn etc. O motivo deste disparate é óbvio, pois, estas empresas são direcionadas a este tipo de solução, o que não isenta a mediocridade da maioria das empresas, as quais não percebem a importância no tratamento das suas informações.

Muitas empresas são “especialistas em retrabalho” devido a sua incapacidade de gerenciar de maneira inteligente o conhecimento de suas equipes. O que poderia ser tratado como patrimônio da empresa é simplesmente tratado como informação de propriedade individual, ou seja, um processo qualquer que é utilizado em um determinado departamento de produção está “armazenado” no cérebro de apenas um profissional e não há nenhum cuidado para que esta informação seja escrita (de acordo com um padrão pré-estabelecido), armazenada adequadamente e amplamente divulgada. Muitas empresas reinventam seus processos internos várias vezes em diferentes áreas pela pura falta de COLABORAÇÃO. Cada uma das áreas criam e recriam suas pequenas rodinhas, desperdiçando tempo e principalmente dinheiro.

Tem um outro detalhe bem importante relacionado a falta de cultura colaborativa, que acredito ser algo você ter visto algumas vezes: Alguém saiu da empresa e levou com ele seu conhecimento. Consequentemente o seu antigo departamento parou de funcionar porque as pessoas não sabem o que fazer e nem como fazer suas atividades.E agora? O que fazer? Será que este profissional é insubstituível? Ou um gênio? Obviamente que não. O maior responsável pela situação é novamente a falta de cultura relacionada a gestão do conhecimento e colaboração.

E o que fazer para melhorar a situação?
É importante que as empresas tratem a informação da mesma maneira que tratam seus bens materiais, como seus equipamentos eletrônicos, por exemplo. Não vai resover muito a situação se você tiver belos servidores, excelentes desktops e um sistema que custe uma fortuna se você não entender o conceito e nem a importância da informação acessível a todos durante todo o tempo.
Comece avaliando qual tipo de informação é importante para sua empresa, aquela mais valiosa e organize-a de maneira que não dependa de quem irá utilizar, trate-a realmente como seu patrimônio. Se é sigilosa, organize-a e guarde a sete chaves ou se é algo que você quer incorporar a cultura da sua empresa, como sua missão ou mesmo um processo global, trate-a com cuidado da mesma maneira para que seja fácil o acesso de qualquer um, independente de sua função. O mais importante é que você entenda o valor da informação e o quanto ela pode ser vital para a continuidade de seus negócios e, nunca esqueça, informações públicas mal organizadas são transformadas em lixo, pois, só ocupam espaço e custam caro ao meio ambiente, portanto entre na ERA DA COLABORAÇÃO! Mãos à obra!

Caso você tenha alguma situação interessante, seja ela trágica, cômica, frustrante etc compartilhe conosco enviando para argoncalves@pop.com.br. Não será citado nenhum nome rela de pessoas ou empresas envolvidas, pois, o mais importante é a lição aprendida e não causar nenhum tipo de constrangimento aos envolvidos. Sempre vale à pena lembrarmos que ÉTICA é fundamental em nossas vidas e não seria diferente na Colaboração.

Um grande abraço,
Antonio Ricardo Gonçalves
Consultor Sr. de T.I.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s