Rede(s) Social(is) Corporativa(s): Monte a sua!

            Muitos justificam a não utilização das redes sociais corporativas sob a ótica de que estas prejudicam a produtividade. E qual o motivo desta visão ERRÔNEA a respeito destas redes? Bom, a maioria confunde redes sociais com produtos / soluções como Orkut, Facebook, TWitter etc. e, se tomarmos como base estes serviços realmente a produtividade tente a cair, pois, muitas pessoas perdem o foco no trabalho para ficarem, por exemplo, publicando fotos pessoais, “”retwittando” bobagens e assim por diante.

            Você pode criar sua rede social corporativa, com infinitos objetivos como criar grupos de discussão técnica ou gerencial, conectar pessoas geograficamente dispersas melhorando a interação e o trabalho em equipe, difundir a cultura da empresa, idéias, atitudes e uma infinidade de outros recursos. O que deve se perceber é que as redes sociais corporativas podem ser SIM ferramentas de melhoria de produtividade, geração de idéias e não apenas um local onde as pessoas passam o tempo filosofando e contando a vida de seus animais de estimação.

            Uma ótima sugestão para iniciar nesse mundo em sua empresa é criar WIKIs departamentais e estimular os colaboradores a compartilharem com seus conhecimentos a respeitos de processos cotidianos, divulgando informações que são geralmente anotadas em rascunhos, coladas em monitor de computador… Crie uma base de dados de conhecimento de processos, mesmo que sejam pequenos ou ainda aqueles que estão em prática informalmente mas são vitais para o dia-a-dia da empresa. É uma forma de mudar a cultura de manter as informações individualmente e passar a enxergar estas informações como patrimônio, ou mesmo, uma vantagem competitiva para sua empresa. Será que você já ouviu falar em alguma empresa onde um funcionário saiu de férias ou foi demitido e algum processo parou?! Espero que não.

Um grande abraço!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s